quinta-feira, 7 de março de 2013

Blusa em Croche Irlandes: Primeiros Passos

Olá crocheteiros e crocheteiras do meu coraçao! Lembram-se dela?







Pois entao vamos lá: a princípio temos que fazer todos os motivos que queiramos colocar na nossa blusa. Eu fiz dois de cada um desses aqui:
folhagem


gráfico

Motivo 1

Gráfico,
Sao 3 pontos altos triplos e 5cor. O centro é feito com 7 correntinhas. É o gráfico que está de fora e nao o do centro, mas se voce quiser, pode usa-lo tambem.

Motivo 2

Gráfico


Motivo 3


Gráfico
Mas eu nao fiz a ultima carreira de correntinhas, eu repeti com 5cor e 1p.b.


Motivo 4


 Gráfico
Eu fiz 5cor de um bloco de p.a. para outro.

 Motivo 5

Gráfico
Reparem que temos junçao de tres pontos altos fechados juntos.

Motivo 6
Iniciei com 8cor, fechei;
2a car fiz 12 p.b.
 3a car 12 p.a sendo 1p.a. 3cor.
4a car 2 p.a.t.j 3cor até o final.


Motivo 7
5cor e fechar o elo
1a car: 12 pb
2a car: 1p.a, 3cor
3a car: pipoca de 4p.a, 5cor até o final


Agora vamos para o motivo que dá o contorno do corpo e que é parte responsável pelo tamanho da peça em si:



Gráfico
Vejam como eu estou fazendo:
Todos os leques sao feitos de 3p.a - 3cor - 3p.a. Quando fizer o primeiro leque, suba para o segundo fazendo 8cor, faça outro leque dentro das 3cor do primeiro (que ficará embaixo), faça o segundo leque em seguida 8cor e suba para o terceiro leque. Note que quando chegar no DÉCIMO leque, voce terá que subir com o dobro de correntinha para o 11o mas subirá para o 12o com 8cor. Daí para frente voce subirá conforme o gráfico sendo que teremos sempre 6 tranças de 16corr de um lado e cinco tranças de 8cor de outro,
Vejamos tambem o seguinte: quando chegarmos na ultima trança de 16cor, ela terá que apanhar e fechar as outras cinco, ou seja, voce fará 9cor pegará as outras cinco e fará mais 9corr (18cor no total), isto porque se fizer só com 16cor dará diferença e apertará demais (eu fiz assim, mas voce pode fazer com 8cor, apanhar  e 8cor).
Quando voce sair desta ultima trança de 16cor voce fará o leque e subirá para o proximo leque com 16cor e subirá para o outro leque com 8cor e ai tem um segredo: voce fará 4cor, um p.a.triplo pegando lá no meio da junça das tranças de 16cor, vai pegar a trança de 8cor do outro lado (observe que é uma ao lado da que tem 16cor) fará mais 4cor e em seguida fará outro leque e subirá para o proximo com  16cor, ou seja, agora INVERTEREMOS a posiçao das trancinhas para fazer o sobe e desce do desenho, entao eu observei que ficam sempre cinco tranças de 8cor de um lado e seis de 16cor do outro. Notei tambem que duas tranças de 8cor sempre fecham o motivo e apenas 3 tranças ficam soltas para serem presas nos motivos da blusa.
Nao esqueça: de um lado sobe com 16cor, faz leque e sobe com 8cor do outro lado e assim por diante.
Depois que completar todo o percurso dos leques, chega a hora de fechar.com o motivo da trança descendo sempre para casar com o início. Na quinta trança de 8cor voce prenda na sexta trança de 8cor do início a contar do primeiro leque, para tudo ficar casadinho direitinho.
Feito isso, voce terá o ultimo leque, onde vamos fazer 8cor e vir pegando por fora (parte debaixo) de todo o motivo. Assim: 8cor, pega uma trancinha - até a terceira trancinha e quando sair dela, faça 8cor e pegue lá no p.a.triplo, saia com 8cor, pegue na proxima trancinha, faça 8cor, e faça agora um PONTO ALTO TRIPLO pegando no meio do proximo leque, faça 8cor, prenda na proxima trancinha, 8cor, um p.a.triplo e é só seguir o gráfico e ir olhando a blusa:

Parte de trás da blusa:

Se voces tiverem alguma dúvida, poste o comentário que eu explico.
Amanha trarei novos passos!
Beijos mil para todos e bom final de semana!
Marcia Forojí

6 comentários:

  1. Respostas
    1. A folhagem é tipo um vai e volta e pontos e no final você prende tudo com correntinhas. Siga o gráfico.

      Excluir
  2. Vc sabe de algum video explicativo?obrigada eu sou crocheteira e tem uma amiga q quer essa bata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente já procurei infinitamente por vídeos e não encontrei. Eu tive ajuda de uma amiguxa chmada Ivelise Barsotti. Procure por ela no facebook, é super simpática e pode te dar dicas maravilhosas.

      Excluir
  3. Vc sabe de algum video explicativo?obrigada eu sou crocheteira e tem uma amiga q quer essa bata

    ResponderExcluir
  4. Gente. nao tem video explicativo nao. Voce tem que usar a criatividade com os graficos e prender tudo usando correntinhas.

    ResponderExcluir